6 PASSOS PARA RESOLVER UM CONFLITO

Para haver um conflito, duas ou mais pessoas têm que ter opiniões e pontos de vista diferentes relativamente a um ou mais assuntos. Conflitos abordados da forma certa, podem gerar valor e ajudar a desenvolver positivamente a qualidade das relações. Abordados de uma forma errada, podem levar as relações a um ponto de não retorno.

Quando o conflito surge, é necessário ter consciência de que é necessário fazer algo de diferente para o resolver. Solucione qualquer conflito seguindo os seguintes passos:

1. Identifique e defina o problema

A declaração do problema deve ser expressa de forma a não comunicar culpa ou julgamento; peça à outra pessoa para apresentar a sua posição e expressar os seus sentimentos. Use a escuta ativa mesmo que a outra pessoa se torne agressiva ou defensiva. Defina o problema em termos de necessidades e não de soluções. Assegure-se de que ambos aceitam a definição do problema.

2. Gere soluções alternativas

Seja criativo na geração de soluções possíveis, desencoraje a avaliação até um número razoável de soluções ser proposto.

3. Avalie soluções alternativas

Tome especial atenção para que cada um dos interlocutores seja totalmente honesto. Uma vez mais, use a escuta ativa, teste as soluções apresentadas cuidadosamente, projetando-as cautelosamente no futuro. se não o fizer, corre o risco de acabar com uma solução pobre, que pode não ser suficiente para resolver o conflito em causa.

4. Tome decisões

Não cometa o erro de tentar persuadir ou empurrar a sua solução para a outra pessoa. Encontrar um compromisso mútuo em relação à solução é essencial para a implementação. Quando estiver perto da decisão, declare a solução para ter a certeza de que os dois compreendem o que estão prestes a decidir.

5. Implemente a solução

logo pós o acordo, fale sobre a implementação: quem, o quê, quando, como. Demonstre confiança no compromisso da outra pessoa em relação à decisão.
Não vale a pena falar sobre punições ou castigos pelo fracasso na implementação das ações. Dê o primeiro passo, agindo e demonstrando o seu compromisso em relação ao acordo.

6. Avalie a solução

Pergunte à outra pessoa, nos timings acordados, como se sente com a solução. Compreenda que as decisões estão sempre abertas a revisão, mas que nenhum dos dois deve, unilateralmente, modificar uma decisão.

Experimente estes 6 passos e, se puder, dê-me feedback sobre a implementação e respetivos resultados.

Marco Meireles

[email protected]

Subscrever a Newsletter