7 COMPORTAMENTOS DAS PESSOAS DE SUCESSO

O mundo está cheio de pessoas extremamente bem sucedidas. Mas também há muitas, que não o sendo, tentam parecer. Têm títulos profissionais perfeitos e contam histórias incríveis sem qualquer testemunho ou prova de veracidade. Estas duas espécies apesar serem totalmente distintas, podem numa primeira instância, ser muito difíceis de distinguir. Como separar o trigo do joio? Ou seja, como separar as pessoas que fazem de tudo para parecer bem sucedidas das pessoas verdadeiramente bem sucedidas?  Simples. Pelo seu comportamento. E se adoptar os comportamentos das pessoas de sucesso, acredite, vai passar também para o lado dos campeões.

1. Adoram o que fazem

Se perguntar a Tim Cook ou Mark Zuckerberg o que fazem da vida, pode ter a certeza que vai ouvir das suas bocas Apple e Facebook. As pessoas verdadeiramente bem-sucedidas são apaixonadas pelos seus ofícios (note, escrevi ofício e não trabalho) e orgulhosas dos seus produtos e conquistas. O sucesso acaba por acontecer, mas não é a sua força motriz.

2. Fazem as coisas à sua maneira.

A forma como lideram e a cultura que constroem nunca é copiada de outros líderes ou organizações. Claro que têm mentores e pessoas em quem se inspiram, mas, fazem sempre as coisas à sua maneira, seguem o seu instinto e têm muito pouca paciência para o status quo.

3. Sabem o que não sabem

A esmagadora maioria das pessoas de sucesso é muito humilde. Aqueles que não o são ou que acabam por se deslumbrar, mais tarde ou mais cedo pagam pela sua arrogância. Garantido. Não estou a sugerir que não têm egos fortes, mas têm a completa noção que não têm todas as respostas.

4. Têm muito bom senso

As pessoas bem-sucedidas são astutas, intuitivas e confiam no seu instinto. Se algo lhes parece utópico, é porque não é mesmo real. Se algo lhes parece demasiado bom para ser verdade, é porque é assim. Estas pessoas pensam por elas próprias e conseguem cheirar mentiras e conversas do bandido a quilómetros de distância.

5. Nunca estão satisfeitas com as suas próprias conquistas

Grandes líderes são normalmente muito perfecionistas e raramente estão satisfeitos com as suas próprias conquistas. Querem sempre fazer melhor – criar o próximo êxito ou fundar a próxima start-up de sucesso. Estas pessoas sabem que o sucesso tem uma correlação direta com o crescimento. É uma maratona sem meta à vista.

6. Não são super-visíveis

Claro que há pessoas de sucesso que têm bastante visibilidade, mas, garantidamente, não são a maior parte. A esmagadora maioria não está minimamente interessada na fama. Se o que procura é fama e fortuna, receio que vá ficar extremamente desapontado com o resultado. A fama é sempre um efeito secundário.

7. Não se gabam ou autopromovem

Não têm necessidade. O seu comportamento e os seus resultados falam por si. Não os vai ouvir falar sobre a quantidade de dinheiro que ganham nem sobre as suas enormes qualidades. Quando ouvir alguém a gabar-se ou a “vender-se” em demasia já sabe a que espécie pertence.

Veja as coisas deste prisma: o seu sucesso é totalmente alicerçado no trabalho que faz, nas decisões que toma e nas ações que realiza. Quando tudo for feito e dito, vai querer olhar para trás e sentir-se orgulhoso do que conquistou. Vai querer sentir-se bem com a vida que viveu e com o impacto que teve na vida dos outros. E, acredito, vai querer ter a certeza que viveu a vida nos seus próprios termos. Que desbravou o seu próprio caminho.

Nada disto irá acontecer se seguir modas ou tendências. Nasceu original. Viva como tal… adotando os comportamentos das pessoas de sucesso.

Subscrever a Newsletter