Competências para falar em público garantem a sobrevivência das Startups

Segundo dados da consultora Informa D&B, em 2013 foram criadas 35.296 empresas em Portugal que reuniram um número incrível de 46.256 empreendedores. As novas empresas são fundamentais para a criação de conhecimento e inovação, que pretendem constituir uma solução as para necessidades que possam surgir na sociedade e nas empresas.

As startups são fundadas a partir de ideias e sonhos dos empreendedores que para as criarem precisam de investidores com conhecimento, experiência e o capital desejado. Assim, saber falar em público e ser-se dotado com algumas capacidades comunicacionais inerentes a um comunicador profissional é essencial para que consiga fazer um pitch brilhante e conseguir o investimento de que precisa.
Saber falar em público e utilizar corretamente a comunicação, para além de o permitir ter o capital que o seu negócio tanto necessita, apresenta ainda as seguintes vantagens que são cruciais para o sucesso da sua startup:

1. Motivar os colaboradores;
2. Fomentar um bom ambiente de trabalho;
3. Estabelecer relações positivas com os órgãos de comunicação social;
4. Realizar parcerias com outras empresas;
5. Conquistar novos clientes e manutenção dos atuais.

Numa startup conseguir motivar os colaboradores é muito importante e não é nada fácil. Em empresas que estão a ser criadas, urge a necessidade de quem trabalha na organização de ajudar em múltiplas tarefas e não apenas numa em específico e em continuar a acreditar no negócio, para o fazer ter mais e mais sucesso, após receber algumas respostas negativas. Um bom ambiente de trabalho é possível se houver uma gestão dos relacionamentos interpessoais e dos feedbacks (positivos e negativos) aos colaboradores, o que contribui para o aumento da motivação destes. É de extrema importância estabelecer relações positivas com os órgãos de comunicação social, pois estes poderão ajudar a empresa a ganhar reputação e visibilidade junto do(s) público(s) pretendido(s). Para as startups, as parcerias são cruciais para conseguirem disponibilizar certos serviços ou para darem a conhecer a organização a potenciais clientes/investidores/media. Para conquistarem novos clientes e manterem os atuais, as startups têm de saber como comunicar para este(s) público(s), que é o que possibilita que a empresa exista e continue a ser rentável.

Com as capacidades comunicacionais de um profissional, os líderes das startups tornam-se eficazes a realizar apresentações com impacto e a garantir a realização dos objetivos pretendidos, sejam estes um investimento, um novo cliente ou até criar uma parceria.

Subscrever a Newsletter